Páginas

Mesa de centro Meleiro (2009)

22 de agosto de 2009

Quadro 1: Mesa Meleiro – Perspectiva parcialmente ambientada: Iluminação e piso (Modelo digital 3D).

Quadro 2: Mesa Meleiro – Perspectiva parcialmente ambientada: Iluminação e piso (Modelo digital 3D).

Quadro 3: Mesa Meleiro – Perspectiva que enfatiza a parte inferior (Modelo digital 3D).

Batizada provisoriamente de Meleiro (O que significa "tirador de mel") – uma vez que foi inspirada em uma típica colher para mel, mais especificamente no esferóide sugestionado no fim de sua a haste pela combinação sucessiva de anéis paralelos espaçados entre si –, o presente modelo consiste em uma mesa de centro destinada a áreas internas, com vão central apto para o resguardo de revistas, a qual foi especialmente desenvolvida para triagem do 23° Prêmio Design Museu da Casa Brasileira (2009).

Sua constituição – que faz analogia aos anéis da referida colher – se dá através de múltiplas placas devidamente cortadas e dispostas na vertical em sucessivo paralelismo intervalado, ligadas entre si por pequenos espaçadores estrategicamente posicionados para proporcionar a resistência estrutural do conjunto e, ao mesmo tempo, sua leveza estética. Tal artifício reduz, consideravelmente, seu peso e volume “aparente” – se comparados às dimensões obtidas –, otimizando o transporte, principalmente se desmontada para a condução de carga.

Com justo espaçamento entre as placas, que permite tanto a boa limpeza das frestas como o apoio de objetos de bases menores (cinzeiros, copos, garrafas, etc), a Mesa Meleiro dispensa, por exemplo, o uso de um tampo de vidro, no entanto este pode vir a suplementá-la como opção.

Feita com tecnologia de corte CNC (Comando Numérico Computadorizado), o que possibilita precisão e produtividade, a Mesa Meleiro, aliada a sua volumetria alcançada com planos, permite ainda – embora inicialmente projetada para o uso de chapas de compensado 10mm (como no modelo dos quadros acima) –, possibilidades na escolha do tipo de placa para a sua produção, ou seja, todo o tipo de placa passível de corte pelo processo CNC, tais como: acrílico, compensados, MDF, metálicas, OSB, etc. Fator este que, conseqüentemente, amplia as alternativas para adequar o produto aos diversos nichos de mercado a que se destina.

Nome da peça: Meleiro
Aplicação: Mesa de centro/apoio para áreas internas, com vão central apto para o resguardo de revistas (ou demais publicações análogas).
Composição: 33 peças obtidas através do processo de corte CNC em chapas de compensado 10mm (ou material análogo) e espaçadores torneados em aço carbono com acabamento em cromo (de três a quatro por fenda).
Dimensões: 28,34 cm (Altura) x 84,77 cm (Largura) x 107,83 cm (Profundidade)
Autor / Design: Marcos de Carvalho Ramos
Ano de criação: 2009

Produto patenteado – Para mais informações, entre em contato pelo e-mail: marcosramosdesign@gmail.com.